Entrevista com o Sonhador

Entrevista com Paulo Ricardo Souza Júnior, autor do livro intitulado ASTRA – O Guerreiro da Luz, realizada em 09/07/2013.

Do que se trata essa obra?

Trata-se de uma aventura do gênero “Realismo Fantástico”. É uma viagem de descoberta tanto interior quanto exterior, onde os personagens trilham por muitos caminhos, encontrando-se muitas vezes na necessidade de decifrar enigmas, pois a vida deles depende disso. Surgem também muitas questões a respeito de Deus e de seus desígnios. O texto é divido em três partes. Na primeira parte o leitor viajará numa dimensão de existência etérea e de muita pureza, de onde se origina a motivação de tudo. A segunda parte é um contraste abrupto entre o espiritual e o mundano, onde se vê o cotidiano da vida com todos os seus problemas, ilusões e frustrações. É um verdadeiro choque, pois de uma atmosfera elevadíssima de felicidade, mergulha-se num mundo carnal, vil, mesquinho, mau, contrastando com a coexistência da alegria, da bondade, e do amor, ou seja, a dualidade das crenças e relacionamentos humanos. Também aí, ocorre uma intensa história de amor, muito bonita e até mesmo apaixonante. A terceira parte é uma jornada espiritual, onde os personagens são transformados em outros, passando então a enfrentar desafios avassaladores numa específica dimensão chamada de: A Trilha dos Desafios. Nessa etapa acontecem muitas surpresas, e até mesmo reviravoltas acarretando situações inesperadas na narrativa. Cada desafio vai levantar temas e discussões acrescentando aprendizado ao leitor. A obra foi ilustrada pela minha mulher, sendo que os desenhos enriqueceram toda a história, realçando o contexto de cada capítulo. O final é simplesmente surpreendente.

Qual a principal mensagem?

O livro propõe um desafio ao leitor: o de entrar na narrativa e de participar das aventuras dos personagens, ora chorando, ora rindo, entristecendo-se, alegrando-se; enfim, sentindo como se estivesse vivendo dentro da história. Essencialmente o tema tratado é o drama humano, com todas as suas adversidades e problemas de relacionamento, bem como questionamentos a respeito da própria existência. Dentro desse contexto, a obra expõe algumas respostas que, eu, como autor, encontrei ao longo da minha vida. O livro não tem a pretensão de responder às perguntas individuais e dar soluções para a dramaticidade humana, porém, de uma forma cativante, se o leitor assim se permitir, um Caminho a seguir é claramente apontado. Cada pessoa vai decidir por si mesma se aceita encarar nessa jornada de mistérios da sua própria vida, ou não.

Como veio a ideia de escrever essa história?

Pode parecer brincadeira, mas a inspiração veio durante a partida de futebol entre a seleção brasileira e a seleção holandesa na Copa do Mundo de 1994. As ideias iniciais foram tão fortes que tive que parar de assistir ao jogo por alguns momentos, e começar a escrever. Nos dias seguintes continuei a desenvolver a narrativa, a mão livre mesmo; também fazia desenhos e ilustrações, pois a princípio eu acreditava que essa história era destinada ao público infantil. Depois percebi que na verdade ela era indicada para os jovens, e para os adultos também. Ao longo dos anos, entre outras atividades que exerci, fui fazendo muitas anotações, rascunhos, e idealizando a organização dos capítulos. A partir de 2010 me determinei a passar tudo para o computador e escrever a parte que faltava. A construção da história veio como se ela tivesse vida própria, o que me impressionou muito, pois eu não tinha noção do que era ser escritor, e isso me soava estranho: Como uma história pode se fazer sozinha? Eu não entendia isso. Até que uma escritora, conhecida minha, esclareceu que era assim mesmo. Então relaxei, e deixei a criatividade à vontade. Depois enfrentei o desafio de revisar a obra e tive que fazer muitas alterações visando uma leitura mais fluida e agradável.

Os temas tratados tem alguma coisa a ver com a sua vida pessoal?

Em certa medida, sim. Muitas coisas eu vivenciei, outras vi acontecer na vida de pessoas da família, e outras na vida de conhecidos. Hoje, com uma visão mais crítica, percebo a influência que, com o passar do tempo, agiu sobre a minha mente criando situações e argumentos dentro da narrativa. Poderia citar vários autores, livros e filmes, dos quais tomei conhecimento, no entanto, a influência maior e determinante, que norteou toda a mensagem, foi a leitura e o estudo da Bíblia Sagrada, bem como a inspiração do Espírito Santo de Deus. Porque sem a influência de Jesus Cristo, o desenrolar dos acontecimentos, ainda que seja uma ficção, não teria sentido.

Para quem você recomenda a leitura desse livro?

A leitura é recomendada a todos que gostam de aventura, que curtem uma narrativa cheia de mistérios, e para quem aprecia uma história de amor, onde os personagens abrem mão de muita coisa para ficarem juntos. O tema faz a gente pensar muito. De certo modo eu considero até um livro de autoajuda, por tudo o que é ensinado. Também recomendo especialmente ao público jovem e adolescente, pois a nossa juventude precisa se inspirar em personagens que acreditam no Bem Superior, que amam, e que estão realmente preocupados com os caminhos que o ser humano tem tomado, e as consequências que este tem sofrido. A minha opinião como leitor; e essa faço questão de deixar: é que me apaixonei por essa obra. É a história mais linda que já li. 

 

Blog

Poesia: EU SOU

Eu Sou Eu Sou o que Sou Sou chamado de Eu Sou Eu sou aquele que está oculto nas profundezas da tua alma Eu sou aquele que nunca nasceu Eu sou aquele que sempre existiu Eu sou invencível Eu sou a voz inaudível Eu sou aquele que é invisível Eu sou o verdadeiro Guerreiro Eu sou o Filho do...
Leia mais

Crônica: Os Exércitos do Senhor

Os Exércitos do Senhor             “E no ano de 2014, nos dias do reinado de Dilma Rousseff, na República Federativa do Brasil, aconteceu um evento extraordinário. Levantou-se na cidade de Florianópolis, na localidade do Sítio do Capivari, um povo forte e destemido,...
Leia mais

Conto: A Mensagem que veio do Céu

A Mensagem que veio do Céu             E havia no oceano uma exuberante ilha, com as mais belas paisagens jamais vistas por toda a Terra. No centro dela jazia um velho vulcão extinto há milhares de anos. Próximo ao mar uma pequena vila de pescadores prosperava...
Leia mais

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!